quarta-feira, 1 de junho de 2016

O abraço da contra cultura

O abraço da contra cultura


Foram vivos e acalorados os debates sobre a extinção ou continuidade do Ministério da Cultura, com uma certa "tropa de choque" do mundo artístico (minoritária e bem tratada com verbas públicas), fazendo terrorismo publicitário, devidamente apoiada pelo jornalismo "a soldo", como se alguma catástrofe inexorável se tivesse abatido sobre o País.

A ideia de uma cultura promovida ou tutelada por Ministério é bem controversa, como se a cultura verdadeira pudesse nascer de mecanismos estatistas e não fosse a elaboração paulatina do organismo vivo da sociedade.

Cultura e aprimoramento
Podem encontrar-se para Cultura inúmeros sentidos e significados, mas há sempre um elemento básico e comum: a ideia do aprimoramento do espírito humano. Ideia que pressupõe que todo o homem tem em seu espírito qualidades susceptíveis de desenvolvimento e defeitos passíveis de correção. Só a contra-cultura parece buscar a inversão da ordem natural e o conseqüente aviltamento do ser humano como um todo.

É por isso que alguns - que agora estrebucham, ao ver ameaçados suas benesses estatais - reduziram a arte, e a mais amplamente a cultura, a um mecanismo de difusão de uma ideologia que desconstrói valores, subverte conceitos e tenta ser o esteio estético de um enredo sócio-político justiceiro (ricos contra pobres, negros contra brancos, etc.), em nome do qual tudo está justificado.

Lula e a contra cultura
Lula é o símbolo e o herói máximo dessa narrativa: humilde, amigo dos pobres, contra as elites e o colonialismo centenário, a ele tudo é permitido; até mesmo se os fatos mais incontestes, se as investigações policiais e as sentenças judiciais mais claras apontarem para o fato de ser ele o "capo" de uma imensa organização criminosa, que corrompeu a política, afundou a economia, desmoralizou as instituições, humilhou a diplomacia, subverteu a educação, alimentou a discórdia e que não recuou diante de nenhum tipo de crime, para assegurar um projeto de poder cada vez mais autoritário!

O abraço de Chico Buarque (aliás, um representante dessas tão odiadas elites!) e Lula é o símbolo infame dessa cumplicidade contra cultural.

2 comentários:

James disse...

Se-vê a maldade da Revolução, como suas agentes tornam todos os mechanismos e instituições do governo, educação, cultura, e sociedade num ferramento, numa arma na luta de classe, luta de raça, luta do assim chamado "Norte Global" contra o "Sur Global", etc. Como petismo, comunismo, socialismo, indigenismo, ecologismo são seitas satânicas com visão satanica de uma "sociedade do futuro", quer dizer, do Inferno na Terra. Por isso causa muita alegria observar a queda catastrófica, a humilhação total, da Esquerda, do bolivarianismo, do petismo, na America Latina e especialmente no Brasil.

Sombra e Luz disse...

Muito bem expressa a crítica. Podemos puxar exemplos do gênios em todos os séculos passados, cujas obras dificilmente eram financiadas pelo Estado. Mesmo Dante Alighieri que tinha suas ligações com pessoas de poder financeiro, com autoridades políticas, ainda assim criou uma obra que expressa o transcendental no homem e não apoio a ideologias.