Muito se fala da China, de sua pujança econômica, de seu crescimento, de sua fórmula de "comunismo capitalista". Como noticiou há dias a imprensa, até destacados membros do PT foram à China, numa viagem "estratégica", para aprender com o Partido Comunista Chinês. Aprender, talvez, a fórmula do partido único...
Mas a cada dia o bluff chinês vai se tornando mais claro. Estudos sérios e profundos são publicados em todo o mundo e mostram como por detrás da "potência" chinesa e de sua fórmula "mágica" existe muita mistificação. (Recomendo a leitura do excelente blog O Pesadelo Chinês - http://pesadelochines.blogspot.com/).
O tema é de suma importância, pois o comércio com a China cresce a olhos vistos. No Brasil, a diplomacia do governo Lula achou por bem reconhecer à China o status de "economia de mercado", o que ela não é. O gesto foi eminentemente político e ideológico e trouxe prejuízos à economia nacional, contra os quais agora muitos empresários tentam lutar.
O jornal Valor (17.set.2007), sob o título Inscrição "made in China" prejudica imagem, reproduz uma importante matéria de Dexter Roberts, publicada na revista Business Week:
- "Made in China. Essas palavras estão se tornando o pesadelo dos marqueteiros. Após gigantescos recalls de brinquedos, sustos com pastas de dente contaminadas e incidentes com ração envenenada para bichos de estimação, os consumidores estão pensando mais antes de comprar itens produzidos na China. De fato, uma pesquisa com profissionais de administração e marketing do mundo todo mostra que 69% dos consultados consideraram que a frase Made in China prejudica as principais marcas. ....
Fazendo uma previsão conservadora, "levará cinco anos antes de as pessoas deixarem de temer o Made in China", observa Jonathan Chajet, diretor de estratégia na Ásia-Pacífico da consultoria Interbrand, que elaborou a pesquisa para a Business Week. ....
Algumas marcas chinesas começam a ser reconhecidas além do continente. .... Mas a sorte dessas empresas agora estará ligada à imagem dos produtos do país e aos esforços de autoridades para limpar a reputação da China. Por mais algum tempo, o Made in China poderá ser mais um insulto do que uma aprovação" (Tradução Sabino Ahumada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário