domingo, 16 de setembro de 2007

"Made in China" um rótulo que traz prejuízos

Muito se fala da China, de sua pujança econômica, de seu crescimento, de sua fórmula de "comunismo capitalista". Como noticiou há dias a imprensa, até destacados membros do PT foram à China, numa viagem "estratégica", para aprender com o Partido Comunista Chinês. Aprender, talvez, a fórmula do partido único...

Mas a cada dia o bluff chinês vai se tornando mais claro. Estudos sérios e profundos são publicados em todo o mundo e mostram como por detrás da "potência" chinesa e de sua fórmula "mágica" existe muita mistificação. (Recomendo a leitura do excelente blog O Pesadelo Chinês - http://pesadelochines.blogspot.com/).

O tema é de suma importância, pois o comércio com a China cresce a olhos vistos. No Brasil, a diplomacia do governo Lula achou por bem reconhecer à China o status de "economia de mercado", o que ela não é. O gesto foi eminentemente político e ideológico e trouxe prejuízos à economia nacional, contra os quais agora muitos empresários tentam lutar.

O jornal Valor (17.set.2007), sob o título Inscrição "made in China" prejudica imagem, reproduz uma importante matéria de Dexter Roberts, publicada na revista Business Week:


  • "Made in China. Essas palavras estão se tornando o pesadelo dos marqueteiros. Após gigantescos recalls de brinquedos, sustos com pastas de dente contaminadas e incidentes com ração envenenada para bichos de estimação, os consumidores estão pensando mais antes de comprar itens produzidos na China. De fato, uma pesquisa com profissionais de administração e marketing do mundo todo mostra que 69% dos consultados consideraram que a frase Made in China prejudica as principais marcas. ....

    Fazendo uma previsão conservadora, "levará cinco anos antes de as pessoas deixarem de temer o Made in China", observa Jonathan Chajet, diretor de estratégia na Ásia-Pacífico da consultoria Interbrand, que elaborou a pesquisa para a Business Week. ....

    Algumas marcas chinesas começam a ser reconhecidas além do continente. .... Mas a sorte dessas empresas agora estará ligada à imagem dos produtos do país e aos esforços de autoridades para limpar a reputação da China. Por mais algum tempo, o Made in China poderá ser mais um insulto do que uma aprovação" (Tradução Sabino Ahumada).

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