domingo, 30 de setembro de 2007

Democracia sem idéias

Sucessivas pesquisas de opinião têm revelado um crescente descrédito das instituições ditas democráticas no público em geral.

Motivos não faltam para tal descrédito. Sejam eles as condutas escandalosas de muitos dententores do poder representativo; sejam as incoerências da atuação dessas instituições e de seus ocupantes; sejam, por fim, o desconhecimento e o desrespeito aos próprios princípios e regras que devem presidir o regime democrático representativo.

Uma democracia que abstrai das idéias e centra apenas suas discussões nos conchavos de interesses, na personalização rasteira da política, nas vantagens mesquinhas e circunstanciais, espalha o desinteresse e a descrença no público e se torna perigosa.

Sob o manto da "politicagem" se esgueiram, por vezes, projetos político-ideológicos perigosos a quem poucos prestam atenção.

Por outro lado, o público, ao alhear-se do verdadeiro debate político centrado em idéias e projetos, acaba por abrir espaço à baixa política, à desmoralização das próprias instituições da democracia representativa.

Em artigo para o jornal Zero Hora (30.set.2007), intitulado O fracasso de uma nação, Percival Puggina focaliza bem este problema.

Começa ele por remeter para uma conversa de três pessoas, numa mesa de café. Ali se discutiam animadamente as razões da derrota de um time de futebol, estando as observações centradas nos problemas técnicos e táticos que a tinham causado, como também na controvérsia sobre as inovações nas regras do jogo.

E observa Puggina que, como aqueles personagens na mesa do café, muitos entre os brasileiros se acham hoje aptos e competentes analistas do esporte nacional.

  • "No entanto, quando se trata das instituições nacionais, das grandes questões do país, da política, enfim, quanta desatenção e superficialidade! Aí, onde não se joga o resultado de uma partida, mas o destino de todos, o bem comum, nos restringimos à mais limitada periferia da informação e dos fatos. Não buscamos relações de causa e efeito, desconhecemos a história e seus vultos, e com eles nada aprendemos. Não nos interessamos pelas regras do jogo político, não percebemos seus erros, nem as conseqüências desses erros na conduta dos partidos e dos homens públicos. Mesmo cientes de que êxitos e sucessos de uma simples equipe de futebol não podem e não devem resultar apenas da atuação individual de alguém, fulanizamos o debate político como se tudo dependesse do que fazem ou dizem alguns figurantes do cenário.

    Não é paradoxal? No futebol, sabemos que bons resultados decorrem da convergência de vários fatores. Na política, pensamos e agimos como se regras, sistemas, instituições e modelos não tivessem qualquer importância. No futebol, observamos como jogam as boas equipes. Na política, desdenhamos quaisquer outras referências ou exemplos, convictos de que democracia mesmo, da boa, irretocável, é essa coisa horrorosa que temos aqui. Nem o mais apaixonado torcedor imaginará que seu time conquistará o título em função do que promete o treinador, do que os jogadores falam dos adversários, da coreografia da equipe após um golo ou do que toque a charanga no estádio. No entanto, os processos eleitorais se decidem, principalmente, em função do que os “atletas” dizem uns dos outros, do que juram fazer durante o campeonato, dos jingles e da cenografia dos programas políticos na tevê. Isso, caro leitor, é a receita para o fracasso de uma nação".

Divulgue: clique no envelopinho aí embaixo e envie este post a amigos.

4 comentários:

Anônimo disse...

ZEPOVO
A politica não é o assunto preferido dos brasileiros (o bigbrother é mais interessante) A militancia prática muito menos.
Muitos brasileiros associam politica à picaretagem e com orgulho afirmam:
-Eu não sou politico.
Até candidatos costumam dizer que não são politicos.
Acho que neste comportamento resiste a fonte de nossos principais problemas e o motivo porque o Brasil tendo tanto potencial não se realiza.

Anônimo disse...

Bonjour

I am new here and I just wanted to say hi!

Muchas Gracias!

Anônimo disse...

Excellent blog! I actually love how it is easy on my eyes and also the facts are well written. I am wondering how I may be notified whenever a new post has been made. I have subscribed to your rss feed which must do the trick! Have a nice day!

Anônimo disse...

Good article, thanks! I really like it!